As Origens do Rock

As origens do Rock n’ Roll foram fortemente discutidas por comentaristas e historiadores da música. Há um consentimento comum de que o Rock nasceu no sul dos Estados Unidos, uma região que produz grande parte das bandas de Rock n’ Roll. Isso se dá através da reunião de múltiplas influências que ingressou uma fusão da tradição musical Africana com a instrumentação Européia.

As principais raízes do Rock estavam no Rhythm e no Blues, até então chamadas de “música de raça”, e a música country dos anos 40 e 50. Extremamente significativas foram as influencias do blues, country, folk, gospel e jazz.

Aos anos 30, as bandas de Jazz, influenciadas pelo Blues, começaram a se apresentar em áreas urbanas, levando música afro-americana a um publico predominantemente branco. Na década de 40, principalmente na região Oeste, surgiu o Jump Blues, com rifs de guitarra, batidas e letras mais fortes, influenciando muitos outros estilos que viriam posteriormente.  Um dos grandes precursores desse estilo foi Chuck Berry, que se destacou ao trazer notas de piano e guitarra elétrica para o Jump Blues, sendo posteriormente reconhecido como Rock Guitar.

Nessa época, o Rock n’ Roll passou por uma considerável mudança tecnológica, com a melhora das guitarras elétricas, e pelo inicio da utilização de amplificadores e microfones. Seguindo esse fluxo, as industrias fonografias também se atualizaram, com a criação de selos independentes e um aumento no número de estações de rádio rock.

Abaixo, vídeo da musica Johnny B. Goode de Chuck Berry, lançada por volta de 1958.

1 responses to “As Origens do Rock

Deixe um comentário